Fino ou de mesa

Vinhos finos ou de mesa? Apreenda a diferenciar!

A legislação brasileira classifica os vinhos nacionais em dois tipos: finos ou de mesa. E eles são muito distintos, apesar de levarem o mesmo nome. No cenário nacional, a diferença entre um vinho fino e um vinho de mesa está relacionada com as uvas utilizadas para produção dos vinhos.

No Brasil, os vinhos denominados “finos” são elaborados a partir de uvas da família “Vitis Vinífera”, de origem européia. Esta classe possui mais de cinco mil variedades de uvas, dentre as tintas mais conhecidas pode-se destacar a Cabernet Sauvignon, a Merlot, a Malbec, entre outras; e entre as uvas brancas mais notórias podemos citar a Sauvignon Blanc e Chardonnay. 

Já os vinhos conhecidos como “de mesa” são elaborados a partir de uvas mais comuns, as chamadas americanas ou híbridas, pertencentes às espécies Vitis labrusca, Vitis rupestris, Vitis riparia ou Vitis bourquina. As mais comuns são Isabel para as tintas e Niágara para as brancas.

Mas porque diferenciar?

tintos-e-tantos-VINHOS-FINOS-OU-VINHOS-DE-MESA-chamadaA qualidade de um vinho está estritamente relacionada com a qualidade da uva. No Brasil essa distinção se faz necessária, pois as castas americanas possuem qualidade inferior às uvas viniferas, sendo mais adequadas para o consumo direto e para a produção de sucos e uvas passas. O país é um dos poucos que permite a produção de vinhos com essa espécie de uva.

Somente parreiras da espécie “Vitis Vinífera” têm propriedades para produzir uvas concentradas com características para se fazer vinhos de qualidade. Os vinhos finos passam por um processo de elaboração mais rigoroso, seguindo normas e padrões de qualidade e por esse motivo possuem um preço mais elevado.

Em geral, os vinhos finos são límpidos e brilhantes, com aromas e sabores que lembram frutas, notas florais e uma infinidade de outras percepções. Já os vinhos de mesa costumam ser opacos, com aromas fortes e sabores simples e adocicados.

Portanto, antes de comprar uma garrafa de vinho leia o rótulo com atenção para evitar adquirir produtos que não correspondam às suas expectativas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *