Como armazenar vinhos? Conheça os segredos…

wine-cellarO vinho é uma bebida que deve ser muito bem apreciada antes de ser ingerida. No entanto, para desfrutar desta experiência de saborear uma boa garrafa de vinho, alguns cuidados na hora de sua armazenagem merecem todo nossa atenção. 

Até mesmo os melhores vinhos, quando armazenados de forma inadequada, podem perder consideravelmente suas qualidades. Para evitar imprevistos e poder apreciar uma excelente experiência ao abrir sua garrafa, listamos algumas dicas para guardar adequadamente o seu vinho.

Temperatura

A temperatura é fator primordial para a conservação da bebida. Evite locais quentes, pois o vinho poderá oxidar e estragar por completo. Baixas temperaturas não irão prejudicar o vinho, mas irá retardar o seu processo de envelhecimento. A temperatura ideal do local onde a garrafa será armazenada deve ser entre 12° e 18°C.

Luminosidade

Os vinhos são sensíveis a luz e por isso devem ficar guardados em um ambiente escuro, protegido de luz solar direta e até mesmo da iluminação artificial. As luzes incididas diretamente sobre a garrafa podem alterar significativamente o sabor e o aroma do vinho. No caso dos vinhos brancos o cuidado deve ser redobrado, uma vez que estes são mais sensíveis à luz do que os tintos.

Umidade

A umidade é outro fator que pode interferir, negativamente, em um vinho. Para evitar que a rolha resseque e provoque o vazamento do líquido, a umidade do ambiente deve ficar entre 50 e 70%.

Posiçãoadega

A forma mais apropriada para se armazenar as garrafas de vinho é na posição horizontal. Ao manter as garrafas deitadas, as rolhas estarão em contato contínuo com o líquido e se estarão sempre úmidas e intactas, impedindo assim a entrada de oxigênio.

Movimento

O local onde o vinho será conservado precisa ser livre de trepidação, quanto mais paradas as garrafas estiverem, melhor. Os movimentos e vibrações constantes a que um vinho possa estar sujeito podem contribuir para a sua deterioração.

Depois de aberto…

Após aberto, o vinho que não foi degustado por inteiro deverá ser consumido em um período de no máximo sete dias. O vinho deverá ser tampado com a própria rolha e guardado na geladeira nesse período. Quanto menor a quantidade de líquido na garrafa, mais rápida será a oxidação, pois haverá maior exposição ao ar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *