Château: entenda porque alguns vinhos franceses recebem essa designação

vineyard-chateau-bourgogne-burgundy-17626271A palavra “château”, que no plural se escreve “chateaux”, é de origem francesa e em sua raiz significa “castelo”. Contudo, no universo enológico o termo adquire ainda mais significado: é este o nome utilizado para designar às grandes propriedades vinícolas da região de Bordeaux, independente do tipo de construção arquitetônica que nela exista.

As vinícolas reconhecidas como Château, não precisam necessariamente possuir um castelo luxuoso como sede da propriedade, podendo ser também outro tipo de edificação, como por exemplo, uma casa senhorial ou uma velha casa rústica. Vale ressaltar, que tal denominação refere-se a todo o complexo da vinícola: os vinhedos, a cantina, a adega, ou qualquer outro local utilizado para o processo de produção do vinho e que esteja dentro limites territoriais de determinado produtor.

Na França, como regra para que determinada propriedade particular receba essa designação, os vinhos devem ser produzidos com uvas cultivadas, exclusivamente, em seu próprio vinhedo. Desta forma, o termo não poderá ser aplicado a cooperativas ou negociantes que compram uvas de terceiros para produzir vinhos.

Confira algumas sugestões de vinhos produzidos nos chateaux de Bordeaux:

Château Noaillac Médoc Cru Bourgeois: este vinho faz parte do seleto grupo dos Cru Bourgeois e é Medalha de Ouro no Concours International de Lyon. Foi degustado pelos assinantes do Clube do Vinho Platinum em Maio.

Château Noaillac Médoc Cru Bourgeois: este vinho faz parte do seleto grupo dos Cru Bourgeois e é Medalha de Ouro no Concours International de Lyon. Foi degustado pelos assinantes do Clube do Vinho Platinum em Maio.

Chateau-Macquin-AOC-STGSE-Casa-Rio-Verde-Foto-Pedro-Sales-2004

Château Macquin Saint-Georges Saint-Émilion: ganhador de Medalha de Ouro no Concours de Paris, este vinho provém de videiras com idade entre 15 e 60 anos. Em Abril, ele fez parte da seleção do VinhoClube Platinum.

Château La Bastide Rouge: os sócios do Clube do Vinho Ouro puderam saborear em maio, este excepcional vinho ganhador de Medalha de Ouro no Concours de Paris em 2015.

Château Malbat Bordeaux Rosé: é elaborado por um dos produtores que mais se destacam atualmente na AOC Bordeaux. Este vinho de cor brilhante é um verdadeiro achado e foi um dos escolhidos para compor a seleção Summer do VinhoClube em dezembro do ano passado.

Château Malbat Bordeaux Rosé: é elaborado por um dos produtores que mais se destacam atualmente na AOC Bordeaux. Este vinho de cor brilhante é um verdadeiro achado e foi um dos escolhidos para compor a seleção Summer do VinhoClube em dezembro do ano passado.

Confira outros grandes rótulos com a designação de “Château” no VinhoSite!

Quer conhecer mais sobre Bordeaux, a incrível região francesa onde estes vinhos são produzidos? Clique Aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *