Clube do Vinho Platinum traz vinho típico de Abruzzo. Conheça a região!

uva-montepulcianoA emergente região de Abruzzo, localizada na parte centro-oriental da Itália, é a quinta maior área produtora de vinhos do país. Sua produção anual é quase duas vezes maior que a produção de Toscana, embora apresente cerca de metade da área de vinhedos plantados. Este terroir é conhecido principalmente pelos saborosos “Montepulciano d’Abruzzo”, vinhos elaborados com pelo menos 85% da uva vinífera denominada Montepulciano, variedade nativa da Itália.

A região:

Abruzzo está localizada nas colinas e montanhas acima da costa do mar Adriático, a leste de Roma. Um lugar exuberante, com inúmeras vilas medievais e antigas aldeias. O território está dividido em quatro províncias: L’Aquila, Chieti, Pescara e Teramo.

Com mais de 150 quilômetros de praia, esta região vinícola exibe características muito peculiares: ao norte, a paisagem é baixa e retilínea, composta por terrenos amplos e arenosos; enquanto ao sul, encontram-se terrenos marcados por uma densa vegetação mediterrânea. O clima é marítimo e continental, com média anual de temperatura variando entre 8 e 12°C na área de montanhas, e 12 e 16°C na zona marítima.

Os vinhos

A uva tinta de maior predominância nos vinhedos de Abruzzo é a Montepulciano. Em 1968, foi instituída a DOC Montepulciano D’Abruzzo, classificação que abrange praticamente toda a região. Dentre os vinhos tintos italianos, os que carregam tal denominação, geralmente estão entre os mais comercializados do mundo.

Os vinhos originados a partir desta casta apresentam coloração profunda, são encorpados, ligeiramente tânicos e com intensos aromas frutados. Alguns rótulos podem ser consumidos ainda jovens, já outros exemplares, para que possam ser apreciados em sua plenitude, devem ser degustados somente após um longo período de guarda.

Outro excelente vinho encontrado nesta área é o famoso vinho branco Trebbiano d’Abruzzo, um vinho frutado, fresco e fácil de beber.

Importante: Fique atento para não confundir os Montepulcianos d’Abruzzo, com os vinhos “Vino Nobile de Montepulciano e Rosso di Montepulciano”. Tais rótulos são produzidos numa pequena região da Toscana chamada Montepulciano, e levam esse nome apenas em referência à cidade.

Conheça mais degustando alguns rótulos…

Panarda-Casa-Rio-Verde-Foto-Pedro-Sales-2399Panarda Montepulciano d’Abruzzo Riserva: este notável vinho faz parte do Clube do Vinho Platinum em julho. Um vinho tinto com grande complexidade de aromas e que pode ser guardado em adega até 2021.

frentano-montepulcianoMontepulciano d’Abruzzo Frentano DOC: vinho tinto de cor vermelho rubi intenso. No nariz, evidencia aromas florais de violetas e de frutas como ameixas e cerejas negras maduras. Em boca, mostra-se rico, fresco, harmonioso e estruturado.

frentano-trebbianoTrebbiano d’Abruzzo Frentano DOC: este vinho branco é fresco e repleto de notas de frutas cítricas, flores brancas e ameixas amarelas. No visual, apresenta cor amarelo palha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *