Vinho Orgânico

Vinho Orgânico: uma opção sustentável

producao-vinho-organico
Vinhedo com produção de Vinho Orgânico

Na onda da sustentabilidade mundial, comprar vinhos orgânicos tem se tornado uma alternativa cada vez mais comum para vários enófilos. Mas você sabe o que é um vinho orgânico e em que ele se diferencia do frente aos demais vinhos?

O vinho orgânico foi criado por produtores da Califórnia, nos Estados Unidos, na década de 60 e são o resultado de uma agricultura que busca não agredir ao meio ambiente.

Esta categoria do famoso néctar de Baco se caracteriza por não utilizar produtos químicos durante o seu processo de elaboração.

Os vinhos considerados orgânicos se dividem em três categorias: orgânicos simples, biodinâmicos e naturais. Os orgânicos simples são os rótulos produzidos sem o auxílio de nenhum agrotóxico, mas não necessariamente sem a adição de substâncias químicas durante o seu processo de elaboração.

O vinho biodinâmico está um passo além do orgânico simples: além de não utilizarem química no plantio, respeitam os princípios básicos da biodinâmica – ciência baseada nos estudos do filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925): o homem não deve alterar os equilíbrios naturais do campo; deve-se observar os ciclos do cosmo e a influência da lua e do sol sob as plantas.

Por fim temos os orgânicos naturais, vinhos muito mais radicais, ou seja, nenhuma substância pode ser acrescentada em qualquer etapa do processo de fabricação do vinho. Os produtores evitam a utilização de compostos químicos, seja na cultura das uvas ou no processo de vinificação.

Apesar de jovem e ainda estar em desenvolvimento, a indústria de vinhos orgânicos já se faz presente nas principais áreas produtoras de vinho do mundo. Estima-se que 5% de toda a produção mundial já sigam os preceitos sustentáveis.

Diante de todas essas circunstâncias, além de serem considerados mais saudáveis, os vinhos orgânicos também são avaliados como mais saborosos e de alta qualidade.

Afirma-se que as castas de uvas orgânicas tenham um sabor particular e representem fielmente seu terroir. Em resumo, comprar vinho orgânico é bom para a saúde, para a natureza, e principalmente para o paladar. Uma opção sustentável!

Quer experimentar um vinho orgânico? Confira abaixo algumas indicações do VinhoSite para você degustar rótulos sustentáveis:

Elianto

Elianto Garda Clássico Gropello Dop 

Chateau-Croix-Fillol-Castillon-Cotes-de-Bordeaux-Casa-Rio-Verde-Foto-Pedro-Sales-2177

Château Croix Fillol Castillon Côtes De Bordeaux 

Bardolino-Le-fraghe

Bardolino Le Fraghe Doc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *