Vinhos são boas sugestões de presente

Vinhos para presentear: confira critérios importantes

Para quem gosta, poucos presentes serão tão agradáveis quanto uma garrafa de vinho. No entanto, escolher o vinho ideal para uma pessoa que entende de vinho é um dos momentos de maior insegurança para quem vai presentear. Pensando nisso, separamos algumas dicas que devem ser levadas em consideração na hora de fazer sua escolha.

Onde comprar

Procurar por uma loja especializada é fundamental. Diferentemente dos grandes mercados, as lojas especializadas geralmente possuem atendentes preparados que podem indicar vinhos apropriados para o perfil de quem vai receber o presente.

Não se preocupe com preço

O preço do vinho não é o principal fator. Um vinho para agradar não precisa ser caro. Prefira vinhos com caráter exclusivo, de pequenos produtores ou de regiões não-convencionais, por exemplo.

Cuidado com os micos

Vinhos são boas sugestões de presente
Vinhos são boas sugestões de presente

Vinhos muito conhecidos podem não ser uma boa opção, pois perdem aquele caráter exclusivo. Nessa linha, cuidado com alguns nacionais e chilenos que todo mundo sabe quanto custa. Vinhos com garrafas de formato exótico costumam ser micos, se usados como presentes. Escolha pelo conteúdo da garrafa e não pelo rótulo.

Vinhos premiados

Selecione rótulos impactantes tanto por sua safra especial, quanto por sua nota elevada na crítica. Vinhos com notas superiores a 85 pontos em publicações como WineSpectator e WineAdvocate, do crítico Robert Parker, são um charme na hora de presentear.

Vinho para harmonizar

Ao ser convidado para um jantar ou reunião em casa de amigos é muito elegante levar uma garrafa de vinho. Se souber o cardápio, procure um vinho que combine com a comida. No VinhoSite, por exemplo, para não correr o risco de errar você pode escolher o vinho pela harmonização.

Para um jantar a dois o importante é conhecer o gosto da pessoa amada, mas como diz o produtor de espumantes e vinhos Adolfo Lona, “um bom espumante nunca falha como tática de sedução”.

Surpreenda!

Você também pode surpreender com um presente inusitado, mas que certamente agradará aos consumidores de vinhos: os cursos de vinho.  A Casa Rio Verde  oferece todos os meses, por exemplo, Cursos de Iniciação ao Vinho, com duração de nove horas e que contam com a degustação de ótimos rótulos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *