Clube do Vinho Unique apresente rótulo do Vale do Limarí. Conheça a região!


O Chile é um país com uma extensa história no que diz respeito ao cultivo de uvas e produção de vinhos, sendo considerado como um dos maiores produtores e exportadores do mundo. As principais regiões vitivinícolas do Chile estão localizadas principalmente ao sul de Santiago, mas nos últimos anos cada vez mais, algumas regiões ao norte da Capital têm ganhado notoriedade.

Os apreciadores de um bom vinho chileno, certamente, já devem ter ouvido falar na região do Vale do Limarí, um lugar com características únicas, que se diferencia de todos os demais vales do Chile. Situado 400 km ao norte de Santiago, na região de Coquimbo e às portas do deserto do Atacama, o Limarí poderia ser árido e impróprio para a atividade agrícola, no entanto, o desenvolvimento da viticultura na região é possível graças à proximidade com o Oceano Pacífico e a presença da Cordilheira da Costa, um cordão montanhoso que se estende por todo o país.

Este vale transversal com clima privilegiado, que se estende desde os Andes até o Pacífico, é considerado um verdadeiro oásis para a produção de vinhos finos e de alta qualidade. Confira abaixo algumas das principais características dessa incrível região:

– Apresenta clima mediterrâneo e de altas temperaturas no verão. Entretanto, a baixa altitude da Cordilheira da Costa permite que os ventos marítimos do Pacífico circulem ativamente pela região semi-árida, cobrindo-a, a cada manhã, com um manto de névoa e ar fresco. Dessa forma, a temperatura local baixa com facilidade, proporcionando brisas durante os dias e as noites. O que também ajuda no amadurecimento lento das uvas e proporciona maior concentração de aromas e sabores aos vinhos.

Com menos de 10 cm de chuvas anuais e com a abundante mineralidade do solo, o sistema de irrigação por gotejamento é de fundamental importância para que as videiras dessa região floresçam. A grande quantidade de carbonato de cálcio presente no solo e que é absorvido pela videira até chegar aos cachos de uva, marca a tipicidade dos vinhos produzidos no Vale do Limarí.

– Outra particularidade da região é o céu quase sempre aberto e limpo, com bastante incidência de luminosidade sobre as videiras. Segundo dados, o Limarí recebe, aproximadamente, 35% a mais de intensidade solar quando comparado às demais denominações do Chile. Isso permite um amadurecimento lento das uvas e conseqüentemente uma elaboração de vinhos com aromas mais puros.

Para degustar…

Na modalidade Unique do VinhoClube, você encontra um excelente exemplar da emergente região do Vale do Limarí. O vinho Punitaqui Reserva apresenta uma bonita cor rubi violácea. Seus intensos aromas recordam frutas maduras como ameixas e framboesas, com notas tostadas no final. Na boca é sedoso, suave e muito fresco. Um vinho delicioso e fácil de apreciar. Vale a pena conhecer esse rótulo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *