História e Origem do Vinho - Parte I

A Origem do Vinho – Conheça… Parte I

Escrevemos esse artigo para que você fique por dentro da História e a Origem do Vinho. Leia e saiba mais!

Desde o Império Romano até os dias atuais, o vinho vem se transformando e acompanhando os principais momentos da história da humanidade.

Para entender o universo do vinho, se faz necessário  falar  um pouco de sua história.

Não se pode especificar onde e quando a cultura do vinho teve seu início, mas  por incrível que pareça, o vinho não precisou esperar para ser inventado.  

O seu suco já estava, naturalmente, onde quer que uvas estivessem  colhidas e guardadas.

Origem do Vinho há mais de 7.000 anos

Há indícios de que o vinho exista há mais de 7.000 anos, e sua origem mais provável é no Oriente Médio, na região onde hoje se localizam Síria, Líbano e Jordânia.

Analisando caroços de uvas, arqueólogos conseguiram descobrir que se produziu vinho num passado muito remoto e que no que no final da Idade da Pedra aconteceu uma transição: de videiras silvestres para as videiras cultivadas. Isso nos mostra uma prova de que nessa época o vinho já começava a ser elaborado de forma proposital.

historia-e-origem-do-vinho
História e Origem do Vinho

Muitas civilizações cultuaram o vinho, com destaque para os egípcios, gregos e romanos.

No Egito, por volta de 3.000 A.C, relata-se o surgimento dos primeiro vilarejos, constituídos no entorno das plantações de oliveiras e videiras.

As inscrições encontradas nas tumbas egípcias nos dão certeza que este povo cultivava a videira uns 8 a 10.000 anos antes de nossa era.

Do Egito a viticultura propagou-se para o norte da África, Grécia, Itália, França e Espanha.

Entre 1.000 a.C. e 900 a.C. Atenas, na Grécia, passa a ser centro cultural e artístico da civilização. Foram eles os gregos que provavelmente introduziram em Massallia (hoje a cidade de Marseille) e na ilha da Corsega, ambos pertencentes hoje à França, as primeiras plantações de uvas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *