Taças de vinhos

Taças de vinhos: aprenda como cuidar das suas

O cuidado com as taças é imprescindível para uma boa apreciação do vinho. As peças de vidro e cristal são muito frágeis e delicadas e por isso é essencial que se tome muito cuidado durante as etapas da limpeza e secagem.

670px-Clean-Wine-Glasses-Step-1-Version-2

Trazemos hoje uma ótima dica, apresentada por Renato Vinhal, instrutor de cursos da Casa Rio Verde. Segundo ele, o ideal para a lavagem das taças é sempre utilizar água quente em abundância e não utilizar nenhum tipo de detergente, pois o mesmo impregna nas paredes das taças e interfere na análise do visual do vinho. Se uma taça de espumante for lavada com detergente, ao servir o espumante as perlagens (borbulhas) serão afetadas e surgirão em pequenas quantidades prejudicando o espetáculo visual que elas proporcionam.

Caso seja necessário utilizar o sabão na borda da taça para limpar marcas de batom, por exemplo, faça isso com a taça de cabeça para baixo. Os odores e manchas vermelhas deixadas pelos vinhos tintos podem ser retirados utilizando bicarbonato de sódio.

Outro ponto importante: não utilize esponja e sim a própria mão durante o processo de higienização. Após a limpeza deixe-as escorrer sobre um pano e só guarde-as quando estiverem totalmente secas, sempre em pé e nunca pela borda. Mantenha-as longe de alimentos e produtos de limpeza para que não peguem cheiro.

Siga as dicas e mantenha suas taças sempre em bom estado e prontas para serem utilizadas em seus momentos de prazer e apreciação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *