Rolha quebrou

Ao abrir um vinho a rolha se quebrou… O que fazer?

Rolha quebrada
Rolha quebrada

Preparou um belo jantar e na hora de servir o vinho aos seus convidados a rolha se quebrou? Calma, rolhas podem se quebrar com freqüência e isso não é um defeito do vinho.

Rolhas longas demais, ressecadas ou inabilidade de quem manipula o saca-rolhas podem ser alguns dos motivos para que esse acidente aconteça.

Quando isto acontecer, não se desespere, existem formas fáceis e viáveis de resolver esse transtorno. 

O que fazer?

Se o restante da rolha que ficou preso ao gargalo da garrafa for grande, a primeira atitude a tomar é tentar retirá-lo de forma cuidadosa com o próprio saca-rolhas. Insira a espiral do saca-rolhas na cortiça, em uma inclinação de 45° e tente puxá-la suavemente.

Outra alternativa é utilizar um saca-rolhas tipo pinça, o que exige um pouco mais de delicadeza. As lâminas devem ser inseridas entre a rolha e o gargalo cuidadosamente, fazendo pequenas rotações até que a cortiça se desprenda totalmente da garrafa.

Se a rolha estiver muito presa, você deverá banhar o gargalo com água quente para que o vidro da garrafa se dilate e assim a rolha possa deslizar com maior facilidade.

saca_rolhas_pinca_02

Se o pedaço de rolha for pequeno e não pode ser rosqueado, ou se nenhuma das opções anteriores resolveu o problema, o mais simples é empurrar a rolha para dentro da garrafa.

A primeira alternativa, para pedaços de cortiça maiores, é tentar pescá-lo com um “recuperador de rolhas”, instrumento que pode ser inserido no gargalo para capturar a rolha quebrada.

Caso os restos da cortiça, que caíram no vinho, forem bem pequenos, o ideal é utilizar um decanter e antes de servir, filtrar o líquido para separá-lo totalmente de qualquer resíduo que ainda possa permanecer na bebida.

Para filtrar o vinho, você poderá utilizar um funil para vinho, um coador, um filtro de papel, ou até mesmo uma gaze.

Resolvido o problema sem desperdiçar o seu vinho? Aproveite, agora é só degustar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *