Descubra qual a ordem ideal para servir os vinhos que serão degustados.

tipos-taça-servir-o-vinho

Servir os vinhos não é uma tarefa fácil: a complexidade das bebidas pode interferir na experiência de degustação. Nas confrarias, reuniões entre amigos para compartilhar e degustar algumas garrafas de vinho, é comum surgir essa dúvida. Você sabe com qual vinho deve começar a degustação?

Para tentar acabar com essa dúvida, decidimos explicar algumas regras básicas que ajudam a estabelecer uma ordem de vinhos servidos. Dessa forma, podemos tornar a experiência da degustação ainda mais prazerosa.

Seguindo tais regras, busca-se estabelecer uma ordem “crescente” de aromas e sabores. Essa sequência faz com que os rótulos mais encorpados não influenciem nos vinhos mais leves durante a degustação. Você vai conseguir servir os vinhos como um profissional, até o final desse artigo.

Sirva os vinhos dos mais jovens para os maduros

Para iniciar a degustação, sirvam primeiro os vinhos mais jovens. Como sua duração no paladar é menor, degustá-los primeiro permite sentir rótulos mais marcantes que virão depois.

Geralmente, servir os vinhos de maior maturidade, por serem mais encorpados e ter sabores mais intensos, podem ficar no paladar durante horas.

O teor de açúcar

A ordem deve levar em consideração o teor de açúcar da bebida, já que ela pode alterar a percepção de sabor nos vinhos menos doces. Seja para espumantes ou vinhos, a seqüência ideal de consumo deverá ser: secos, semi-secos, suaves e, para finalizar, os doces.

Escolha pelo estilo

Quando os vinhos forem de estilos variados, obedeça à seguinte ordem de degustação: Saboreie primeiramente os espumantes (Espumantes Frutados e Espumantes Complexos). Em seguida, passe para os brancos (deguste os Brancos Frutados e posteriormente os Brancos Gastronômicos) e depois para os rosés (indo dos Rosés Light aos e Rosés Vigorosos). Dê continuidade com os tintos (Prove os Tintos Leves, os Tintos Macios, os Tintos Intensos, os Tintos Complexos e os Tintos Poderosos, nessa sequencia) e finalize com os Vinhos Licorosos.

Hora de Degustar

Conseguiu a ordem de vinhos a degustar? Você pode entender também sobre qual tipo de degustação fazer nesse post.

Depois de tudo anotado, não tem como errar. Agora é só servir os vinhos e degustar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *