Efeito Agulha: entenda o que esse termo significa no mundo dos vinhos.

tintos-e-tantos-JA-FOI-PICADO-POR-VINHO-DE-AGULHA-chamada

Muitas pessoas fogem de agulha pelo medo da dor provocada pela picada, não é mesmo? Mas, ao ouvir o termo “efeito agulha”, não há com o que se preocupar se este estiver relacionado ao universo enológico. Muito pelo contrário…

Neste contexto, o efeito agulha é somente referência a uma agradável sensação “picante”, usualmente sentida na língua. Continue lendo o artigo e entenda porque isso acontece.

A Causa do Efeito Agulha

O Efeito Agulha é causado pela presença de gás carbônico presente em determinados vinhos. Este efeito aparecerá, principalmente, nos espumantes e frisantes, vinhos que apresentam CO2, visivelmente perceptível. Para ler mais sobre a diferença entre frisantes e espumantes, clique aqui.

A maioria dos rótulos, que não se pode notar o desprendimento de gás, são chamados de “vinhos tranquilos”. Contudo, pode-se dizer que o gás carbônico é onipresente na bebida dos deuses, já que praticamente toda garrafa de vinho conserva algum teor residual após a fermentação alcoólica.

É possível encontrar muitos rótulos que apresentam uma quantidade mínima de gás capaz de provocar uma leve sensação “picante” no paladar. Esses são os chamados “vinhos com agulha” ou “vinhos de agulha”. Os portugueses Vinhos Verdes são um dos exemplos mais famosos. (Clique aqui e conheça mais sobre os Vinhos Verdes).

Em nosso território, não há uma definição desses vinhos na legislação nacional, sendo chamados de frisantes. Na França, eles são chamados de vin perlant ou pétillant, dependendo da quantidade de gás carbônico na bebida.

Prove você também

Ficou curioso sobre esse “Efeito Agulha”? Então, nada melhor que provar! Selecionamos algumas garrafas com essa característica para você experimentar.

Vinho Frisante FrisseUm deles é o Frisante Frisse 2015, da Espanha. A bebida combina frutas cítricas, como limão e maracujá, com a presença do gás carbônico.

 

 

 

 

Vinho Verde EsteVocê também pode optar pelo Este Vinho Verde, que é obtido através de uma seleção criteriosa da Uva Loureiro. Ele apresenta aromas de frutos cítricos e floral em sua composição.

Caso queira conhecer mais rótulos nessa categoria, você pode visitar a página do VinhoSite com todos vinhos verdes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *