Entenda as diferenças básicas entre Champagne, Espumante, Prosecco e Frisante

Champagne, Espumante, Prosecco e Frisante: Entenda as diferenças!

Você sabe diferenciar Champagne, Espumante, Prosecco e Frisante?

Entenda as diferenças básicas entre Champagne, Espumante, Prosecco e Frisante
Entenda as diferenças básicas entre Champagne, Espumante, Prosecco e Frisante


Um questionamento comum para os iniciantes no mundo do vinho é saber qual a diferença entre espumante, prosecco, champagne e frisante. Essa dúvida ocorre freqüentemente quando estamos diante de um vinho gaseificado, que produza borbulhas. No entanto, existem diferenças básicas entre eles:

Espumante X Champagne x Prosecco

Para começar, vale esclarecer que todos três são espumantes. Os espumantes são produzidos a partir de duas fermentações naturais. A primeira fermentação é a alcoólica e a segunda fermentação é quando se obtém o gás carbônico (as borbulhas). Esse processo tanto pode ocorrer na própria garrafa (método champenoise ou tradicional/clássico), ou em tanques de aço inox (método charmat).

Região de Champagne, na França
Região de Champagne, na França

Prosecco e Champagne são Denominações de Origem de dois dos mais famosos espumantes do mundo. Só podem ser denominados de Champanhe, os vinhos produzidos na região de Champagne, na França, sob condições específicas. Da mesma forma acontece com o Prosecco, espumantes que são produzidos na região vinícola demarcada localizada no Veneto, norte/nordeste da Itália, originalmente produzidos com a uva prosecco.

Frisante

É um vinho que passa por uma única fermentação e conseqüentemente possui pouco gás carbônico. Geralmente, possui a metade da quantidade de gás-carbônico presente nos espumantes. Os mais conhecidos frisantes são os produzidos na Itália, conhecidos como Lambruscos. Vale lembrar que a cidra, muito popular no Brasil é um tipo de bebida com gás carbônico inserido artificialmente, e por isso não pode ser considerada como frisante ou espumante.

No VinhoSite você encontra alguns dos melhores espumantes do mundo. Aproveite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *