Vinho fortificado

Vinho fortificado: o que é?

vinho fortificado
O Vinho Fortificado é mais alcoólico e mais “forte”

Basicamente, quando um vinho recebe a denominação “fortificado” significa que durante o seu processo de produção foi adicionado aguardente vínica ou algum outro tipo de bebida destilada, tornando-o mais alcoólico e mais “forte”.

A princípio, os vinhos fortificados recebiam essa adição para que pudessem ser conservados com uma melhor qualidade, já que o “álcool” contido nas bebidas destiladas atua como um anti-séptico natural. Mesmo após longos períodos de armazenamento, sejam meses, anos e até décadas, um vinho com grandes concentrações deste componente se mantém em boas condições e com suas características muito bem conservadas.

No decorrer dos anos as técnicas de conservação dos vinhos se aprimoraram e tornaram-se mais eficazes. Entretanto, os fortificados não deixaram de ser produzidos, pois apresentam características especificas e especiais.

A alta concentração de etanol presente nas bebidas destiladas que foram adicionadas ao vinho provoca a morte das leveduras que são responsáveis por transformar o açúcar em álcool. Conseqüentemente, o processo de fermentação também é interrompido e o vinho permanece com uma quantidade de açúcar no meio, não convertida em álcool, resultando em um vinho com alto teor alcoólico e ao mesmo tempo, mais doce e mais forte.

Os três tipos de vinhos fortificados mais famosos são: o famoso vinho do Porto, produzido na região de Douro; o  Xerez (em castelhano jerez e inglês sherry) típico da Espanha; e o vinho Madeira, produzido na Ilha da Madeira, principal ilha do Arquipélago da Madeira, situado no Oceano Atlântico a sudoeste da costa portuguesa.

Os vinhos fortificados podem ser uma grande opção na busca de novos sabores e experiências. Confira no VinhoSite alguns excelentes exemplares e aproveite para conhecer um pouco mais degustando um bom vinho fortificado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *