Porque brindamos? Conheça mais sobre a origem desse costume.

brinde_2O ato de brindar antes de degustar o primeiro gole de uma bebida é um hábito universal e uma das mais antigas tradições mundiais. Brindar significa o ato ou efeito de beber à saúde de alguém, como voto de êxito ou em celebração a algo ou alguém. Mas e sua origem?  Você já se perguntou qual a história por trás desse costume tão comum em nossos dias?

Os registros mais antigos indicam que a história do brinde tem início com os gregos e fenícios que, na antiguidade, erguiam suas taças de vinho como oferenda aos deuses. De maneira semelhante, na Roma antiga um pouco da bebida era derramada no chão ao brindar, como forma de saciar a sede dos deuses. No Brasil, esse hábito se transformou no popular “dar um gole ao santo”.

Outros relatos mostram que o ato de realizar um brinde teria se originado também na antiguidade, mas por outro motivo: o brinde selava o fim dos conflitos. Na época em questão, o envenenamento através da bebida era uma das formas mais fáceis de atingir o inimigo. Durante os banquetes de acordo de paz, os líderes ou anfitriões batiam suas taças fortemente contra a de seus adversários, fazendo com que os líquidos passassem de uma taça para a outra e garantindo assim aos convidados que o vinho não estava envenenado e que ninguém seria intoxicado. Por isto, o hábito de se desejar “saúde!”.

Outra narrativa, afirma que o ato de tilintar as taças teria se iniciado com o deus grego do vinho Dionísio. Ao sugerir o bater das taças ou copos, o Deus do vinho fez com que o sentido auditivo também começasse a participar do prazer da bebida, tornando a experiência sensorial da degustação completa.

O fato é que são várias as versões que explicam a origem do brinde, mas seja para prevenir doenças, festejar vitórias, saudar divindades, ou celebrar conquistas, o fato é que um brinde significa boas vibrações. Portanto, taças erguidas e… Saúde! Tim-tim!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *