Remover mancha de vinho tinto: saiba como fazer

Mancha de Vinho
Remover mancha de vinho tinto de tecidos é mais fácil se agir com rapidez.

Uma taça de vinho na mão de uma pessoa um pouco mais desastrada pode representar um cenário perfeito para um enorme incidente, não é mesmo? Mas não se preocupe: remover mancha de vinho é algo que todo amante de vinho já deva ter passado.

E o que fazer para remover mancha de vinho tinto? Confira nossas dicas e saiba como resolver o problema de forma prática e rápida.

Na hora:

Agir com rapidez é o ponto mais importante do trabalho de limpeza, já que a mancha sairá com maior facilidade se for recente e não estiver completamente seca.  Para evitar que a sujeira se espalhe, o primeiro passo é retirar o excesso do líquido com um papel toalha ou pano limpo, sem esfregar. Feito isso, lave a peça com sabão neutro e água morna ou quente. A água morna consegue diluir o vinho que já penetrou no tecido, facilitando sua remoção.

Outros truques também podem ser utilizados como, por exemplo, aplicar um pouco de sal sobre a mancha enquanto ela ainda está úmida e deixar descansar por alguns minutos antes de lavar. O sal irá absorver o excesso de líquido e impedir que a bebida penetre nas fibras do pano. Derramar um pouco de vinho branco pode ajudar a neutralizar a mancha e ajudar a remover mancha de vinho.

Após a mancha secar:

Com a mancha seca, a tarefa de removê-la por completo já não é tão simples assim. Contudo, existem alguns métodos para tentar salvar o tecido. Uma alternativa é aplicar  uma mistura de água oxigenada e detergente líquido, esfregando com a ponta dos dedos. Deixe descansar de trinta a sessenta minutos, e enxágüe sem utilizar sabão em pó.

Outra opção é apostar nos alvejantes sem cloro, que são menos agressivos e não desbotam o tecido. Deixe a peça de molho em uma mistura de alvejante, água morna e sabão por cerca de 20 minutos, depois lave normalmente. Se não conseguir reverter a situação, utilize aos alvejantes com cloro. Neste caso, a dose será muito importante! Muito cloro pode corroer o pano, enquanto pouco pode não surtir nenhum efeito.

Remover Mancha de Vinho não é tão complicado

Pronto! Com essas dicas simples, as manchas de vinho tinto não serão mais o fim do mundo.  Se você derrubar uma taça daquele delicioso vinho que estava degustando, sua maior lamentação será ter desperdiçado um pouco desse néctar dos deuses.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *