Saiba como analisar uma carta de vinhos

Carta de Vinhos: saiba como escolher vinhos no restaurante

Entrar em um restaurante e escolher um vinho para degustar nem sempre é uma situação confortável para algumas pessoas. Por receio de não saber como agir durante esse ritual, muitos enófilos preferem não se arriscar e deixam de pedir um vinho. O que fazer quando o garçom lhe entrega a carta de vinhos? Ou então quando ele lhe entrega a rolha? Confira algumas dicas para não errar na hora de escolher o vinho em um restaurante.

A escolha do vinho

carta de vinhos
Carta de vinhos

Ao chegar a um restaurante, o garçom ou o sommelier irão lhe oferecer a carta de vinhos, caso isso não aconteça, você mesmo poderá solicitá-la. Ao receber a carta, analise-a com calma e aproveite a presença do sommelier para esclarecer dúvidas ou pedir mais informações. Não hesite em pedir indicações ao sommelier, afinal, ele é a pessoa que melhor conhece da carta de vinhos e do cardápio do restaurante, e poderá lhe ajudar a escolher algumas opções para melhor conciliar a harmonização com os pratos, o seu gosto pessoal e a sua disposição financeira.

O ritual na hora de servir o vinho

  1. Após ter escolhido o rótulo, o garçom trará a garrafa solicitada e lhe mostrará o rótulo para que você se certifique de que é o mesmo vinho escolhido. Confira se nome e safra estão corretos e autorize a abertura.
  2. Na seqüência, o garçom ou o sommelier irá abrir o vinho na sua frente. Ao retirar a rolha, ele a colocará na mesa, a seu lado para que você possa examiná-la. A rolha pode lhe dar algumas pistas sobre a qualidade de um vinho. Verifique se ela não está ressecada demais ou quebradiça, pois isso indica que o vinho pode ter sido armazenado de maneira inadequada e conseqüentemente apresentar algum problema.
  3. Após isso, o sommelier servirá uma pequena dose em sua taça. Você deverá avaliar se o vinho está de acordo com o que desejava ou se apresenta algum problema. Faça isso cheirando e provando o vinho, verifique se não há aromas ou sabores estranhos. Caso detecte algum problema, solicite a troca da garrafa. Se o vinho não apresentar defeitos, autorize que o sommelier continue servindo as outras pessoas da mesa.
  4. Ao final da refeição, caso ainda sobre vinho na garrafa, você pode levar o restante para casa. Se a garrafa estiver vazia e você quiser guardar como recordação, você também poderá levá-la.

3 thoughts on “Carta de Vinhos: saiba como escolher vinhos no restaurante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *