Sensação de adstringência nos vinhos: você sabe o que é?

adstringencia-vinho A sensação de adstringência na hora de degustar o sabor de um vinho é um dos aspectos mais importantes para avaliar sua qualidade. Mas, você sabe o que significa dizer que um vinho é adstringente?

A adstringência é uma sensação gustativa percebida essencialmente em vinhos tintos. Ela é provocada pela presença de determinados taninos que reagem com as proteínas da boca, eliminando momentaneamente o poder lubrificante da saliva. Consequentemente, deixa a sensação conhecida como “boca seca”, parecida com comer frutas ainda verdes, como banana.

Geralmente, os vinhos adstringentes -também chamados de tânicos- são difíceis de beber, duros e ásperos quando jovens. Porém, eles melhoram com o envelhecimento, quando a ação do oxigênio “doma” esses taninos e os torna menos agressivos e mais macios. 

Desta forma, se algum dia você comprar um lote de vinho de boa qualidade, mas excessivamente tânico, a solução para  esse problema é guardar os vinhos por alguns meses. Depois de algum tempo, eles terão perdido a adstringência e ficam prontos para o consumo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *