Sugestão para o Dia dos Namorados: Compre um bom vinho e harmonize com fondue para deixar o clima ainda mais romântico!

O “Dia dos Namorados”, tradicionalmente comemorado no dia 12 de junho no Brasil, está se aproximando e para você que ainda não decidiu como vai comemorar a data mais romântica do ano, nossa sugestão é comprar um bom vinho e degustar com uma deliciosa fondue. Conheça um pouco da história dessa especialidade e confira dicas e sugestões de como harmonizar com bons vinhos!

História da Fondue

Antes de prosseguir, vale ressaltar que a palavra fondue é uma palavra feminina (logo é “a” fondue e não “o” fondue) e significa fundido ou derretido. Segundo conta a história, esse prato é de origem suíça e surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, em meio ao rigoroso inverno dos Alpes suíços.

Em função das nevascas e da batalhas, os camponeses que moravam nas vilas localizadas em regiões montanhosas, ficavam isolados e não tinham como buscar mantimentos nas cidades. Para se alimentarem, passaram a aproveitar os restos de queijo que haviam produzido, derretendo-os e comendo com pedaços de pão.

Na década de 50 em Nova York, a Fondue ganhou popularidade através do chef de cozinha Conrad Egli, que passou a servir o prato em sua versão original (de queijo). Ele também foi o responsável por elaborar as fondues de carne e de chocolate, que servia como sobremesa.

Harmonização

fondue-dia-dos-namoradosAs melhores opções para acompanhar as fondues de carnes são os vinhos tintos, por isso nossas sugestões são: Sangiovese La Carraia; Édifice Merlot; Monte Oton; Maria Mora; Dalbosco Clássico Carmenère; Finca El Origen Syrah.

Já a harmonização clássica para a tradicional fondue de queijo são os vinhos brancos com boa acidez, mas um vinho rosé mais encorpado e um tinto simples e leve também podem ser ótimas opções. Os selecionados são: San Juan Branco; Finca El Origen Chardonnay; Casanova Antaño Rosé; Château Malbat Bordeaux Rosé; Thaqui Limarí; Trepiò Benaco Bresciano.

E para aqueles que optarem por fondue de chocolate, o ideal são vinhos brancos, espumantes ou doces licorosos. Sugerimos o Moscato Mezzacorona ou o Adolfo Lona Demi sec.

Conheça mais sobre os rótulos sugeridos no VinhoSite. Um brinde ao amor e bom apetite!

2 thoughts on “Sugestão para o Dia dos Namorados: Compre um bom vinho e harmonize com fondue para deixar o clima ainda mais romântico!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *