Uva tempranillo

Tempranillo: a uva que os espanhóis mais cultivam

Este artigo sobre a Uva Tempranillo e seus Vinhos foi escrito, especialmente para o VinhoSite, pela Bia Dias do blog Winer.

O vinho Tempranillo é o vinho tinto que vai bem com diversos tipos de comida e tem um ótimo custo beneficio!

O nome Tempranillo é o diminutivo de “temprano”, que em espanhol significa cedo e, no contexto do mundo do vinho, quer dizer que essa variedade de uva amadurece antes que as demais.

Na Espanha, que é um dos países onde essa uva é mais cultivada, ela amadurece algumas semanas antes que as outras uvas.

O maior destaque do cultivo da uva Tempranillo é na região de Rioja, na Espanha. De acordo com pesquisadores, essa uva é cultivada na região da Península Ibérica desde os tempos dos fenícios, ou seja, há muitos anos… rs. Talvez por isso que muitos a consideram como uma variedade nativa da Espanha!

Vinho Tempranillo
O maior cultivo de Tempranillo está localizado na região de La Rioja

Para aqueles que não estão muito familiarizados com essa uva, pode-se dizer que ela é um meio termo entre Pinot Noir e Cabernet Sauvignon.

Da primeira, herdou o sabor que remete a framboesas; dá segundo, a cor profunda e o rico sabor. Apesar das semelhanças, o vinho Tempranillo é bem menos complexo que os vinhos elaborados com essas outras duas variedades de uvas. 

Ficou interessado? Continue lendo nosso artigo e descubra várias curiosidades sobre essa uva e aproveite nossas sugestões de bons vinhos para você degustar e ter sua própria opinião!

Cultivo da Tempranillo

Curiosamente, apesar de o sabor do vinho elaborado com a Tempranillo ser comparado, algumas vezes, com o da Cabernet Sauvignon (como mencionamos acima), elas diferem em relação à adaptabilidade, assim como em relação à resistência as pragas e as intempéries climáticas. Nesses três quesitos a Cabernet Sauvignon apresenta maior resistência.

Em relação ao clima, por exemplo, apesar da Tempranillo atualmente ser cultivada em diversas regiões do mundo (não tantas quanto a Cabernet) e de tolerar climas quentes, especialistas afirmam que os melhores vinhos são aqueles produzidos com uvas cultivadas em regiões mais frias e com maior altitude.

cultivo da uva Tempranillo
O cultivo da Tempranillo é facilmente adaptável em vários solos e climas ©FreeImages.com

Por outro lado, os estudiosos também reconhecem que, para aumentar o teor de açúcar e “engrossar” a casca (o que faz com que o vinho tenha uma cor mais intensa), é preciso que o local de cultivo tenha temperaturas mais altas. A conclusão, portanto, é que o clima ideal para o cultivo dessa variedade é o continental.

Ribeira del Duero, na Espanha, é uma região que concilia bem essas duas características que aparentemente são opostas! Isso porque esse local tem clima continental e alta altitude.

Apenas para se ter uma ideia, a temperatura média em julho (verão na Europa) fica em torno de 21 °C, mas no meio do dia chega até a 40 °C e, à noite, cai para algo em torno de 15°C! Essa enorme variação climática (amplitude térmica) torna a região perfeita para o cultivo da Tempranillo.

Principais características da Tempranillo

De forma geral, pode-se dizer que o vinho Tempranillo tem taninos médios, acidez média para alta e cor vermelho escura. É considerado como um vinho de corpo leve a médio. Se jovem, seus aromas remetem a frutas vermelhas; se envelhecido, apresenta aromas de couro e de folhas frescas de tabaco.

Segundo Jancis Robinson, famosa crítica de vinhos, esse aroma de folhas frescas de tabaco pode ser descrito como um aroma de um vegetal fresco, mas com uma característica mais máscula e forte.

Vinho produzido com uva Tempranillo
O vinho da uva Tempranillo se diferencia de acordo com seu tempo de armazenamento

Quando o vinho é envelhecido, ele fica mais encorpado e com aromas de carvalho, mesmo que a aparência não mostre isso. Isso porque o bago dessa uva é grande e tem casca fina, razão pela qual, quando o vinho está no copo, pode parecer mais translucido do que outros vinhos de corpo médio. Mas acredite, é apenas uma questão de aparência!

Mas enfim, o que esperar de um vinho Tempranillo?

Considerando que o mais comum é encontrarmos vinhos espanhóis com essa uva, para sabermos o que estamos comprando é bom termos uma noção a respeito do rótulo desses vinhos, especialmente no que diz respeito ao tempo de envelhecimento.

Há 4 tipos de classificações que geralmente aparecem nas garrafas de vinhos espanhóis para designar seu amadurecimento: Joven, Crianza, Reserva e Gran Reserva. Para saber mais sobre esse assunto veja o nosso post sobre Vinhos Espanhóis.

Resumindo, os vinhos jovens, que via de regra não passam por um período prolongado em contato com barril de carvalho, terão um sabor mais frutado, com aromas de frutas vermelhas; já os vinhos mais complexos, como os que passam maior período em barris de carvalho, terão aromas de baunilha, de couro e aquele aroma másculo que tentamos explicar linhas acima!

O Vinho Tempranillo na região de Rioja

Até a década de 90 os vinhos da região de Rioja, na Espanha, tinham muito mais “sabor” de carvalho do que de uva.

E isso porque o método tradicional de elaboração do vinho consistia, basicamente, em deixar o vinho base envelhecer por vários anos em pequenos barris de carvalho americano, o que fazia com que o aroma do carvalho prevalecesse sobre o sabor da uva.

 Taça com vinho de Uvas Tempranillo
O método de fazer vinho com as Uvas Tempranillo mudou com o tempo

As vinícolas dessa região, entretanto, alteraram um pouco a forma de elaboração dos vinhos: diminuíram o tempo de envelhecimento em barricas e trocaram o barril de carvalho americano pelo francês.

Além disso, passaram a elaborar vinhos jovens, que não passam por esse período de envelhecimento em carvalho. 

Depois dessa mudança, os amantes de vinhos passaram a sentir o verdadeiro aroma e sabor da Tempranillo, que deixou de ser “acobertada” pelo carvalho. Ótimo, não?

Na região de Rioja também é usual que os viticultores misturem a Tempranillo com outras variedades de uvas e, assim, produzam vinhos de corte (também conhecido como blend).

Nessa região, a mescla mais tradicional é da Tempranillo com a Garnacha, com a Graciano e com a Mazuello. A mistura da Tempranillo com a Mazuello, por exemplo, traz mais acidez para o vinho. 

Quer saber um pouco mais sobre esse vinho? Confira o vídeo abaixo!

Tempranillo na Espanha 

Conforme mencionado acima, a Tempranillo é a principal variedade de uva plantada na região de Rioja. Mas não é somente nessa região que ela é cultivada!

Na região de Ribeira del Duero, a sudoeste de Rioja, essa uva recebe o nome de Tinta Fina e também tem grande importância, assim como em Toro, outra região vinícola mais ao norte, onde é chamada de Tinta de Toro.

Mas não é só: na região de Valdepeñas, ao sul da capital Madrid, a Tempranillo – conhecida como Cencibel – é a variedade mais cultivada.

Na região de Navarra e de Penedès, ambas a noroeste de Rioja, a Tempranillo também tem grande importância e é tradicionalmente usada em corte com a Garnacha (Grenache).

Por fim, na Cataluña, onde também é cultivada, recebe o nome de Ul de Lebre. Aqui, assim como nas demais regiões, os produtores utilizam a Tempranillo sozinha, para elaborar vinho varietal, mas também a misturam com outras uvas. A mescla mais comum é da Tempranillo com a Cabernet Sauvignon!

Uva Tempranillo
A Tempranillo também recebe o nome de “Tinta Fina”

Tempranillo no mundo

Em Portugal, onde é conhecida como Tinta Roriz, é muita cultivada e respeitada, especialmente na região do Douro, pois a Tempranillo é uma das variedades usadas no blend do famoso Vinho do Porto.

Atualmente também é cultivada na região do Dão e do Alentejo – nesta última é conhecida como Aragonês -, onde rende vinhos suculentos devido ao clima quente da região.

tempranillo
Uva Tempranillo também é cultivada em vários países, como Portugal e Argentina
©FreeImages.com

Os espanhóis levaram a uva Tempranillo para a Argentina e, graças a algumas bogedas, estão sendo produzidos vinhos tintos de qualidade na região.

Os vinhos argentinos produzidos com a Tempranillo evoluíram tanto que podem competir com os europeus. As características dessa bebida na região são vinhos frutados, com grande expressão em seus taninos e bem estruturados.

Também foram plantadas uvas Tempranillo no Brasil, na região de Campanha, no Rio Grande do Sul. A Miolo, produtora de vinhos nacionais, está apostando nessa variedade com o Seleção Tempranillo.

Além dessas, destacam-se também no cultivo da Tempranillo a região de Languedoc, na França, Victoria, na Austrália, Mendoza, na Argentina e Oregon e Washington, nos Estados Unidos.

Conclusão

Ficou com vontade de experimentar um vinho Tempranillo? Confira nossas sugestões abaixo e tire suas próprias conclusões sobre os aromas e sabores dessa variedade!

Ah, só mais uma dica: o vinho dessa casta combina com diversos tipos de comida! Harmoniza bem tanto com pratos da região de Rioja, na Espanha, como Jamón Ibérico (o presunto parma espanhol) e vegetais grelhados, mas também com inúmeros outros pratos, como carnes vermelhas, guisados, churrasco…

Com esse vinho você pode, e deve, usar e abusar da criatividade, pois é realmente um vinho bem versátil. Mas se você quiser saber mais sobre harmonização, confira nosso artigo!

Aproveite!

Nossas sugestões de vinhos Tempranillo

Montefrio La Mancha DO

País: EspanhaMontefrio-La-Mancha-DO-Vinho-Espanhol-Tinto-VinhoSite
Produtor: Felix Solis
Tipo: Tinto
Estilo: Tinto Leve
Temperatura ideal: de 14 a 16 °C
Variedades: Varietal
Sugestão de Harmonização: Queijo Minas Curado
Preço: R$ 30
Compre no Vinhosite

Conde de Monterroso Joven Tempranillo

País: EspanhaVinho-Tempranillo-Espanhol-Tinto-Conde-de-Monterroso-VinhoSite
Produtor: Bodegas Isidro Milagro
Tipo: Tinto
Estilo: Tinto Macio
Temperatura ideal: de 12 a 14 °C
Variedades: Varietal
Sugestão de Harmonização: Carne moída com vegetais.
Preço: R$ 35
Compre no Vinhosite

Los Molinos Tempranillo

País: EspanhaVinho-Tempranillo-Espanhol-Los-Molinos-Tinto-VinhoSite
Produtor: Felix Solis
Tipo: Tinto
Estilo: Tinto leve
Temperatura ideal: de 14 a 16 °C
Variedades: Varietal
Sugestão de Harmonização: Pizza calabresa.
Preço: R$ 38
Compre no Vinhosite

Orquestra Tempranillo

País: EspanhaVinho-Tempranillo-Espanhol-Tinto-Orquestra-VinhoSite
Produtor: Felix Solis
Tipo: Tinto
Estilo: Tinto Leve
Temperatura ideal: de 14 a 16 °C
Variedades: Varietal
Sugestão de Harmonização: Frango assado e pizza.
Preço: R$ 40
Compre no Vinhosite

Castillo de Benizar Tempranillo

País: EspanhaTempranillo-Vinho-Espanhol-Castillo-de-Benizar-Tinto-VinhoSite
Produtor: Bodegas Ayuso
Tipo: Tinto
Estilo: Tinto Macio
Temperatura ideal: de 14 a 16 °C
Variedades: Varieral
Sugestão de Harmonização: Carnes vermelhas.
Preço: R$ 48
Compre no Vinhosite

Campo Castillo

País: EspanhaVinho-Espanhol-Tinto-Campo-Castillo-VinhoSite
Produtor: Bodegas Borsao
Tipo: Tinto
Estilo: Tinto Macio
Temperatura ideal: de 14 a 16 °C
Variedades: Varietal
Sugestão de Harmonização: Churrasco.
Preço: R$ 50
Compre no Vinhosite

Radio Boca

País: EspanhaVinho-Espanhol-Radio-Boca-Tinto-Tempranillo-VinhoSite
Produtor: Radio Boca Wines
Tipo: Tinto
Estilo: Tinto Macio
Temperatura ideal: de 12 a 14 °C
Variedades: Varietal
Sugestão de Harmonização: Terrines e patês de fígados de frango; risotos.
Preço: R$ 51
Compre no Vinhosite

Radio Boca Rosé

País: EspanhaVinho-Espanhol-Rose-Radio-Boca-VinhoSite
Produtor: Radio Boca Wines
Tipo: Rosé
Estilo: Rosé Vigoroso
Temperatura ideal: de 8 a 10 °C
Variedades: Blend de Tempranillo com Bobal
Sugestão de Harmonização: Espaguete ao funghi.
Preço: R$ 51
Compre no Vinhosite

Dance Del Mar Tempranillo Merlot

País: EspanhaVinho-Espanhol-Tinto-Dance-Del-Mar-Tempranillo-Merlot-VinhoSite
Produtor: Solar de Urbezo
Tipo: Tinto
Estilo: Tinto Macio
Temperatura ideal: de 14 a 16 °C
Variedades: Blend de Tempranillo com Merlot
Sugestão de Harmonização: Curry com carne.
Preço: R$ 68
Compre no Vinhosite

Venta Morales Tempranillo

País: EspanhaVinhos-Espanhois-Tinto-Venta-Morales-Tempranillo-La-Mancha-VinhoSite
Produtor: Bodegas Volver
Tipo: Tinto
Estilo: Tinto Intenso
Temperatura ideal: de 16 a 18 °C
Variedades: Varietal
Sugestão de Harmonização: Porco assado.
Preço: R$ 72
Compre no Vinhosite

Vulcanus Alpha Tempranillo

País: EspanhaVinho-Espanhol-Tempranillo-Vulcanus-Alpha-Tinto-VinhoSite
Produtor: Encomienda de Cervera
Tipo: Tinto
Estilo: Tinto intenso
Temperatura ideal: de 16 a 18 °C
Variedades: Varietal
Sugestão de Harmonização: Guisado de carne de boi.
Preço: R$ 102
Compre no Vinhosite

Bodegas Ramirez Rioja Crianza Tempranillo

País: EspanhaVinho-Rioja-Crianza-Tempranillo-Bodegas-Ramirez-Espanhol-VinhoSite
Produtor: Ramirez de La Piscina
Tipo: Tinto
Estilo: Tinto Complexo
Temperatura ideal: de 18 °C
Variedades: Varietal
Sugestão de Harmonização: Talharim com pato.
Preço: R$ 104
Compre no Vinhosite

Bodegas Ramirez Rioja Reserva Tempranillo

País: EspanhaVinho-Rioja-Espanhol-Tinto-Bodegas-Ramirez-de-La-Piscina-Reserva-VinhoSite
Produtor: Ramirez de La Piscina
Tipo: Tinto
Estilo: Tinto Poderoso
Temperatura ideal: de 16 a 18 °C
Variedades: Varietal
Sugestão de Harmonização: Paella com carne de frango e de porco.
Preço: R$ 180
Compre no Vinhosite

E você, é um grande apreciador de Tempranillo? Já experimentou alguma das nossas sugestões? Conte-nos nos comentários abaixo!

One thought on “Tempranillo: a uva que os espanhóis mais cultivam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *