Vinho Azul: Você conhece essa bebida?

Vinho Azul

O vinho azul é a nova moda na Europa  – bem diferente dos tintos, brancos e rosés.  O vinho foi lançado em 2015 por um grupo de seis jovens, com idade entre 20 e 30 anos.

O Gik Live, como foi rotulado, é um vinho espanhol sem denominação de origem, produzido a partir da união de uvas brancas e vermelhas colhidas em diferentes vinhedos da Espanha e da França. Evidentemente, a coloração peculiar não é fruto da união destas castas, mas em função da mistura de dois pigmentos orgânicos: a antocianina (o corante natural da casca uva) e o índigo (pigmento azul acrescentado ao processo de produção).

Foram necessários dois anos de desenvolvimento até que a novidade pudesse chegar ao mercado. O processo de criação do vinho azul seguiu os mais rigorosos padrões de qualidade da União Européia, e contou com ajuda de pesquisadores da Faculdade de Engenharia da UPV-EHU e de empresas especializadas em tecnologia de alimentos do país Basco.

Características do Vinho Azul

Com um sabor único, bem mais adocicado que os vinhos tradicionais, a bebida não leva açúcar na sua composição, é totalmente vegana e possui teor alcoólico em torno de 11,5%. Cada garrafa possui 750 ml e pode ser comprada na internet por aproximadamente dez euros, pouco menos de quarenta reais. Os produtores recomendam que o vinho seja degustado bem frio, a 10°C.

Segundo a empresa produtora, a cor azul do vinho representa “movimento, inovação, mudança, fluidez e infinito”. A bebida foge dos padrões do universo enológico e, por esses motivos, tem enfrentado algumas dificuldades no mercado.

O Vinho Azul no Mercado

Não demorou muito para que outras empresas começassem a produzir o vinho azul. Porém, esse vinho encontrou alguns entraves no mercado brasileiro.

Ao ser importado, o Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento barrou o vinho “Mar Profundo” de ser comercializado no Brasil. A decisão do órgão foi justificada pela bebida conter corante.

 

One thought on “Vinho Azul: Você conhece essa bebida?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *