Vinho de gelo

Você já experimentou um “vinho de gelo”?

Originalmente chamado de eiswein, o vinho de gelo (icewine) é um tipo de vinho de sobremesa produzido a partir de do congelamento das uvas ainda na videira. Segundo relatos, o vinho de gelo nasceu a partir de uma mera casualidade no norte da Bavária (Alemanha), por voltar de 1794. Um grupo de viticultores elaborou um vinho com uvas parcialmente congeladas, devido a uma geada inesperada. O resultado? Um vinho diferente e muito especial, muito mais concentrado, rico em aromas, mais doce e com uma acidez excepcional.

icewine
Uvas congeladas

No processo tradicional, as uvas provem de videiras congeladas de maneira natural, onde permanecem vários dias congeladas a uma temperatura mínima de -8°C, chegando até a -16°C. Após a colheita manual, as uvas são transportadas, ainda congeladas, até a vinícola. Lá, elas serão prensadas de forma suave para a obtenção de um mosto doce. A fermentação acontece a baixas temperaturas por cerca de dois meses.

colheitaEvidentemente, devida às peculiaridades do processo de elaboração, a produção de vinho de gelo se limita a uma minoria de regiões do mundo. Essas regiões são esperadas temperaturas mínimas necessárias com alguma regularidade. Canadá, Áustria e Alemanha são os maiores produtores mundiais de vinhos de gelo. 

Em geral, os vinhos de gelo são vendidos em garrafas menores, cerca de 350 ml a 375 ml. Os apreciadores de vinhos de sobremesa, como é o caso do vinho do porto, certamente, irão adorar este estilo de bebida. E você, já experimentou um icewine?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *